InfoFeiras
Confira 5 curiosidades sobre a Zona Norte de São Paulo

Confira 5 curiosidades sobre a Zona Norte de São Paulo

Com 7 subprefeituras, a Zona Norte da capital paulistana tem 296 km² e conta com cerca de 2.189.273 habitantes. Com vida noturna agitada, os bairros da ZN como Santana, Parada Inglesa e Tucuruvi são permeados pela Linha 1 do metrô, tornando o bairro totalmente acessível.

Listamos 5 curiosidades sobre a Zona Norte. Assim, será possível se programar para conhecer esse cantinho tão paulista da capital.

Parque Estadual da Cantareira – Com 7.900 hectares, o parque é uma das maiores florestas urbanas do mundo. Muito utilizada pelos moradores da região, o parque conta com 12 trilhas, com trajeto total de 1,4 Km exclusivo para ciclistas. Para além das trilhas de ciclismo, o complexo conta com outros 9,6 Km de trilhas que termina no mirante com vista panorâmica da capital. No local, há uma grande variedade no bioma, com quase 700 espécies de plantas.

Freguesia do Ó – O bairro onde está situado a Freguesia pertencia ao bandeirante Manoel Preto. Muito católico, o bandeirante permitiu que uma parte de suas terras fosse utilizada para a construção da capela de Nossa Senhora da Esperança. Um dos distritos mais antigos de São Paulo, a Freguesia comemorou, em 2019, 438 anos de vida.

Palacete Baruel – O castelo que hoje é rodeado de prédios modernos pertencia a uma das primeiras e mais influentes famílias de Santana. Situado na Rua Voluntários da Pátria, atualmente, o palacete abriga uma clínica de fisioterapia.

Parque Estadual da Jaraguá – Ponto da primeira exploração de ouro no Brasil, o parque recebe, por final de semana, mais de 10 mil visitantes. O complexo conta com 492 hectares, mas apenas 5% dele é aberto ao público. Localizado a 26 km do centro, o parque tem playground, churrasqueiras, quiosques, pistas de skate e quadra esportiva.

Trenzinho da Cantareira – O primeiro transporte público de Santana surgiu de improviso. O veículo de carga dava carona aos moradores. Com operação de 1893 a 1965, o transporte público improvisado foi à inspiração para música “Trem das Onze”, de Adoniram Barbosa.

Dica do Infofeiras: Não deixe para fazer sua reserva de hospedagem para a última hora, aproveite as melhores tarifas realizando a reserva previamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *