InfoFeiras
Turismo sustentável: saiba o que é e a importância dele em nossa vida

Turismo sustentável: saiba o que é e a importância dele em nossa vida

Você já parou para pensar sobre o impacto que deixou no local que visitou? Sobre a importância de estar em contato com diferentes culturas? Essas são algumas das perguntas que o turismo sustentável carrega.

O turismo sustentável é aquele que faz que o consumidor seja consciente, deixando um impacto positivo na comunidade local e na natureza dos destinos onde esteve. Desenvolver esse tipo de turismo faz com que as necessidades econômicas, sociais e ecológicas tornem-se equilibradas em relação aos outros países.

Respeitando a cultura do local

Além de conhecer o local e suas belezas, confira a cultura regional. Ouça as histórias, lendas e mitos; procure valorizar as atrações e o patrimônio regional. Se precisar de ajuda, contrate um guia para te ajudar.

Alimentação saudável

Troque o restaurante que escolheu por uma alimentação saudável, sem agrotóxicos, em locais pequenos. Além de estar saboreando pratos típicos da região, você ajuda na economia local, de pequenos empreendedores.

Deixe estar

Visitou uma praia e quer levar uma lembrancinha de lá? Ao invés de pegar uma concha, fique com a fotografia. Lembre-se: no turismo sustentável, a ideologia é não retirar nada do caminho.

Reflita, pense e admire

Todo mundo já passou pela euforia de tirar uma foto de um local perfeito, mas acalme-se. Pare por um minuto, respire fundo e admire a vista. Aproveite para refletir – você vai se sentir muito melhor.

Consciência energética, sempre!

Vai fazer um passeio longe? Não pegue carro, vá de bicicleta ou caminhando. Desse jeito não há emissões de gases de efeito estufa, inimigo das mudanças climáticas. Use apenas a energia para trechos mais longos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *