InfoFeiras
Eventos de cultura e entretenimento voltam a gerar empregos

Eventos de cultura e entretenimento voltam a gerar empregos

Com o retorno dos eventos presenciais, o setor de eventos de cultura e entretenimento voltou a gerar empregos em todo o país.

Após a longa crise causada pela pandemia de COVID-19, o segmento de eventos de cultura e entretenimento começa a retomar as atividades e dar sinais de recuperação em todo o Brasil.

Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), 52 áreas da cadeia produtiva registraram um crescimento de 8,8% na geração de vagas de trabalho em 2021, em comparação ao ano anterior.

Isso em números significa que 268 mil vagas de trabalho foram geradas, atingindo setores como operação turística, gastronomia, estrutura de limpeza, hospedagem, segurança e muitas outras áreas que são impactadas direta ou indiretamente pela realização de eventos.

O presidente da ABRAPE, Doreni Caramori, destaca que esses dados comprovam a importância de proteger o setor. “Temos a capacidade de impactar a geração de empregos de forma rápida, movimentando a economia, que é o que o país precisa no momento”, enfatiza.

Resultados em outros anos

No ano de 2019, o levantamento realizado pela ABRAPE apontou a geração de 3.506.431 vagas de emprego, já em 2020, 3.052,826, e, em 2021, 3.320,835. Isso representa uma perda líquida de 185.596 empregos em relação ao período pré-pandemia, quando o setor estava aquecido.

Por isso a importância de programas como o PERSE (Programa Emergencial de Retomada de Setor de Eventos, que vem sendo fundamental para a retomada segura das atividades do setor.

Sobre o Perse

O Perse é o único programa do Governo Federal direcionado para um setor da economia criado durante a pandemia e envolve um conjunto de cinco leis.

Essas leis abrangem cinco pontos importantes para o segmento: Refinanciamento de dívidas, créditos para sobrevivência das empresas, desoneração fiscal, manutenção de empregos e condições de adiamento e cancelamento de atividades.

O setor de eventos é gigante, e merece toda a atenção das autoridades, já que ele é um dos principais responsáveis por fazer a economia girar. O Infofeiras apoia todas as medidas que auxiliam o segmento a retomar de maneira crescente e saudável.

Quer saber mais sobre as novidades do setor? Continue acompanhando os nossos canais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *