InfoFeiras
Pontos turísticos da Zona Norte de São Paulo – Centro de tradições nordestinas (CTN)

Pontos turísticos da Zona Norte de São Paulo – Centro de tradições nordestinas (CTN)

Um dos lugares mais badalados da Zona Norte de São Paulo, principalmente nesta época do ano, é o Centro de Tradições Nordestinas. Conhecido também por CTN, o local é um recanto de encontro da comunidade nordestina de São Paulo. O espaço se dedica à valorização e preservação cultural do nordeste.

Sua fundação, foi uma inspiração do empresário e radiodifusor José de Abreu, em maio de 1991, com o intuito de mudar o intenso cenário de preconceito contra os migrantes nordestinos que residiam na capital paulistana.

Acompanhado de sua esposa, Cristina Abreu, constroem a Rádio Atual com a missão de resgatar a dignidade e o amor-próprio dos nordestinos em São Paulo. Os programas tornam-se verdadeiras tribunas na defesa da comunidade nordestina. Ritmos como baião, forró e xaxado viajam pelas ondas sonoras entrando nas casas dos paulistanos.

Esse movimento cresce ocupando lugar cativo no coração da Zona Norte, trazendo o nascimento do Centro de Tradições Nordestinas.

Entretenimento

O empreendimento é a principal referência em centro de entretenimento, gastronomia e cultura nordestina na cidade e atualmente faz parte do roteiro turístico e de lazer dos paulistanos, além de ser o principal reduto para os nordestinos que desejam matar um pouco da saudade de sua terra.

Feito para quem gosta da cultura nordestina, sua gastronomia e músicas típicas, o local que tem uma área de 27mil m² quadrados, divide espaço entre quiosques de comidas regionais, como sarapatel, buchada, dobradinha e muitas outras, e também conta com um grande palco com pista de dança para apresentações, exposições e comemorações.

Curiosidades

O Centro de Tradições Nordestinas não é apenas um espaço de shows de forró e lazer, sua função social também é muito importante. Entre as ações está o “CTN Cidadão”, que oferece uma série de atendimentos gratuitos à população que frequenta o espaço, com o objetivo de facilitar o acesso aos seus direitos de cidadãos.

Além disso, em parceria com o ITD (Instituto Tecnológico Diocesano de Santo Amaro) e o programa Alfabetiza São Paulo, que tem por objetivo a alfabetização e inserção social das comunidades carentes, localizadas nas proximidades do CTN.

Por seu trabalho social, o Centro recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo, em 2016. O CTN é um pedacinho do nordeste em São Paulo e fica na Rua Jacofer, 615 – Limão, São Paulo – SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *