InfoFeiras
Pontos Turísticos da Zona Norte de SP: Museu Aberto de Arte Urbana

Pontos Turísticos da Zona Norte de SP: Museu Aberto de Arte Urbana

Há dez anos surgiu o Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU), na Zona Norte de São Paulo. Localizado entre as estações Tietê, Santana e Carandiru do metrô, na linha 1 Azul, a intervenção artística de quatro metros e 33 pilastras mostra a beleza do grafite e dá mais cor para quem passa pela região.

História MAAU

O MAAU surgiu após artistas serem detidos pela polícia por grafitar o elevado sem autorização dos órgãos públicos.

Assim, Binho Ribeiro, Chivitz e outros grafiteiros tiveram a ideia de criar um museu no local onde pudessem expressar a sua arte, incentivar o movimento artístico e também refletir sobre a censura ao grafite, que ainda é estigmatizado no Brasil.

Os artistas criaram, em parceria com Metrô, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São, Paço das Artes e Galeria Choque Cultural, o Museu Aberto de Arte Urbana. O local conta com obras de Crânio, Tinho, Presto, Onesto, Minhau e outros grandes nomes do grafite brasileiro, além de jovens artistas.

Cerca de 60 grafiteiros participaram da revitalização do espaço, que pode ser apreciado por quem anda a pé, de bicicleta ou carro pela avenida Cruzeiro do Sul. Para pintar todo o espaço em 2011, foram utilizadas três mil latas de spray especial e 40 latas de 18 litros de látex.

Gostou e quer conhecer outras histórias da Zona Norte de São Paulo? Então acesse nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *