InfoFeiras
Pontos turísticos da Zona Norte de São Paulo – Parque da Cantareira (Núcleo Pedra Grande)

Pontos turísticos da Zona Norte de São Paulo – Parque da Cantareira (Núcleo Pedra Grande)

No dia 30 de janeiro de 1963, o Parque da Cantareira foi criado pelo Decreto Estadual nº 41.626, como uma Unidade de Conservação de Proteção Integral com 7.916 hectares de mata atlântica. É considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo, sendo declarado como parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo pela UNESCO em 1994.

O Parque da Cantareira possui quatro núcleos: Águas Claras, Cabuçu, Engordador e, o mais visitado, o Núcleo da Pedra Grande, primeiro a ser aberto ao público em 1989, localizado na região norte da capital paulista.

Seu principal destaque é a Pedra Grande, um mirante natural localizado a 1.010m de altitude, que traz uma vista panorâmica de parte da cidade de São Paulo.

Pode-se chegar ao mirante por meio de dois acessos: pela Trilha da Pedra Grande, a partir da entrada do núcleo, e pela Trilha da Suçuarana, a partir do núcleo Águas Claras.

Entretenimento

O Parque é um excelente local para quem quer caminhar e ter um pouco de contato com a natureza. Possui portaria, bilheteria, área para piquenique, um pequeno centro de visitantes, anfiteatro e sanitários.

Além do Parque, outro atrativo do local é o Museu da Pedra Grande, inaugurado em 1971 e que abriga uma maquete do parque de 1937.

Para realizar uma visita, é necessário pagar uma taxa e consultar os horários de funcionamento, geralmente das 8h às 17hs, aos sábados e domingos (os dias e horários podem sofrer alterações devido a pandemia). Além disso, para entrar é necessário ter tomado a vacina da febre amarela.

Curiosidades

Diversas empresas realizam um serviço de roteiro de visitação para turistas, a fim de apresentar o Parque detalhadamente, mas também existe a possibilidade de visitar os locais sem a necessidade de um guia.

Outra curiosidade é a facilidade de encontrar animais típicos da mata atlântica, o Parque apresenta uma diversidade de espécies de fauna e flora, algumas delas consideradas ameaçadas de extinção.

Endereço: Parque da Cantareira – Núcleo Pedra Grande. Rua do Horto, 1.799 – Zona Norte.

Agende uma visita e conheça esse ponto de São Paulo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *