InfoFeiras
08 de maio – Dia Nacional do Turismo

08 de maio – Dia Nacional do Turismo

O Dia Nacional do Turismo é comemorado, anualmente, no dia 08 de maio. Esta data passou a ser celebrada através da Lei nº 12.625, de 9 de maio de 2012. Até a lei ser sancionada, muitos comemoravam a data em 2 de março.

O dia escolhido, é uma homenagem ao pedido que o Estado do Paraná fez em 8 de maio de 1916, para que as terras próximas às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas, com o intuito de transformar a área numa zona pública para turismo.

Neste dia, relembramos a importância do setor de turismo para a economia, geração de trabalho, enriquecimento cultural e saúde mental. Muito além de uma viagem, o turismo é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento econômico e social.

O que é turismo

Conceitualmente, o turismo pode ser definido como o conjunto de atividades que realizamos durante uma viagem. Na prática, pode ser definido como a exploração de locais dentro e fora da sua cidade que você ainda não conhece, através de uma viagem, por exemplo.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), a viagem é caracterizada como turística, quando um ou mais pessoas viajam para fora de seu ambiente residencial, entre um período de 24 horas a 120 dias, sem exercer nenhum tipo de atividade profissional.

Turismo em época de pandemia

O setor de turismo e entretenimento foram um dos mais atingidos pela pandemia de COVID-19. As medidas de segurança e o isolamento social fizeram com que muitas pessoas cancelassem suas viagens, afim de ajudar no combate ao coronavírus.

Isso fez com que o turismo tivesse uma queda de 70%, em 2020, segundo a agência da ONU para o turismo.

Nosso desejo, é que no próximo dia 8 de maio, nós possamos celebrar esse dia do jeito que ele merece: Explorando o mundo, com segurança e saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *