InfoFeiras
Casa Verde – 108 anos

Casa Verde – 108 anos

Um dos bairros mais conhecidos da zona norte de São Paulo, completa neste dia, 21 de maio, 108 anos de existência. Tradicional bairro dos sambistas, é famoso por abrigar as escolas de samba Império de Casa Verde e Morro da Casa Verde.

A Casa Verde está cheia de episódios históricos. Tanto que mereceu a consagração em um livro do eminente historiador paulista Aureliano Leite, sobre suas peculiaridades.

Acompanhe um resumo da história do bairro!

História do bairro

O bairro de Casa Verde foi fundado, oficialmente, em 21 de maio de 1913. A história do nome “Casa Verde” é bastante curiosa. A origem mais aceita conta que se trata de uma homenagem a sete irmãs solteiras que possuíam um sítio na região, sítio esse que pertenceu a Amador Bueno, que chegou a ser declarado “rei” de São Paulo.

Segundo o Estadão, essas irmãs residiam na Praça da República em uma casa que tinha o tom de verde em sua composição, não se sabe ao certo se eram apenas as janelas, ou a casa em sua totalidade, mas daí que veio o nome do bairro, já que no norte da cidade estava localizado o “sítio das irmãs da casa verde”.

Esse nome se tornou conhecido por toda a cidade e acabou dando nome ao local por um fenômeno chamado “cultura popular”.

Atualidade

A Casa Verde é um bairro residencial de classe média. Devido ao Aeroporto Campo de Marte, localizado no bairro de Santana, também na zona norte, até os anos 80, existiam poucos prédios no bairro. Após esse período, houve uma revisão do comando da Aeronáutica, liberando uma parte da faixa proibida, fazendo com o que o distrito de Casa Verde começasse a se verticalizar.

É bastante arborizado, com ruas largas e comércios próximos. Um ótimo bairro para se viver. Fica aqui o nosso parabéns para o bairro de Casa Verde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *