InfoFeiras
COVID-19: Ações e medidas para ajudar o setor

COVID-19: Ações e medidas para ajudar o setor

O setor de eventos, entre tantos outros, está buscando se manter e pensando em estratégias para se reerguer depois da crise do novo coronavírus. O governo tem auxiliado neste momento com a criação de algumas alternativas para os empresários, mas ainda não é possível saber se elas serão suficientes para todos.


Liberação de crédito para empresas


No início da pandemia o Governo Federal liberou repasse de R$10,9 bi do Tesouro para crédito para socorrer micros e pequenas empresas durante esse período, esse dinheiro foi movido para um fundo chamado de “Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar”.

As empresas que desejam aderir a esse programa deverão fazer a solicitação até o dia 30 de junho e terão o prazo de 36 meses, após o fim do decreto de estado de calamidade pública (31 de dezembro de 2020), para quitar a dívida.


Adiamento do FGTS


O governo editou uma Medida Provisória que permite o adiamento do pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço dos funcionários referentes ao mês de abril, maio e junho.

O texto permite que o empresário opte por protelar o pagamento do benefício e comece a pagar a partir do mês de julho em 6 parcelas mensais.


Redução de salários


Como uma tentativa de conter o corte de funcionários, o Governo Federal lançou programa que permite que empresas reduzam o salário de seus funcionários e suspendam os contratos de trabalho durante o período de até três meses.

A medida prevê redução de 25, 50 ou até 70% no valor total do salário. O trabalhador que for afetado com essa medida receberá o restante do salário com o que seria o seguro-desemprego.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *