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Linhas de metrô da ZN: a história de Santana

Linhas de metrô da ZN: a história de Santana

Em 1964, Adoniran Barbosa cantava a célebre música “Trem das Onze”. O trem em questão era o Tramway da Cantareira, criado em 1893 para facilitar o contato com o reservatório de água da Serra da Cantareira e que, posteriormente, se tornou o primeiro transporte público de Santana e contribuiu para o desenvolvimento do bairro.

A Tramway da Cantareira foi desativada no mesmo ano que Adoniran Barbosa eternizou a música, mas continuou servindo de referência na região e inspirou a construção do metrô Santana, inaugurado em 1975.

Ligando a Zona Norte até o bairro do Jabaquara, a estação de Santana foi durante mais de duas décadas o ponto final do metrô até que, em 1998, a linha norte-sul, hoje conhecida como linha 1 azul, foi expandida, ganhando três novas estações: Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi.

O metrô de Santana conta com 8.565 m² de área construída, sendo uma estação elevada com plataformas laterais, estrutura em concreto aparente e cobertura pré-fabricada de concreto.

Com capacidade de 30 mil passageiros no horário de pico, a estação conta com integração com o Terminal de Ônibus Urbano. Além disso, o metrô tem uma das maiores escadas rolantes da companhia, com 35 metros de comprimento.

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