InfoFeiras
NFT e o mercado de ingressos para eventos

NFT e o mercado de ingressos para eventos

Os NFTs vêm ganhando espaço na arte, na indústria de games, nas promoções de marcas, entre outros. O próximo passo é possivelmente o mundo dos ingressos para eventos, mas antes de começarmos a falar sobre como o NFT vem revolucionando o mercado de eventos, vamos entender primeiro do que se trata.

NFT é uma sigla para “Non-fungible Token” (“Token não-fungível”, em tradução livre), uma espécie de certificado digital, que define originalidade e exclusividade a bens digitais.

O conceito de NFT surgiu em 2015, mas só ganhou força em 2017 quando muitos colecionáveis ​​digitais relevantes, como CryptoPunks e EtherRock, foram criados. Mas esse mercado só “explodiu” mesmo no ano passado.

Diversas marcas, celebridades e influenciadores utilizam NFT nos seus negócios, principalmente no caso do mundo dos games. Mas você sabe como esse mercado quer atingir o setor de eventos? A gente te explica abaixo!

Qual a relação dos NFTs com o mercado de ingressos

Ao longo dos anos o mercado de ingressos tornou-se quase que predominantemente digital, as compras presenciais estão cada vez mais perdendo adeptos, embora ainda existam.

Entretanto, ainda que a era digital torne possível um controle maior de compra de ingressos, existem cambistas que compram antecipadamente um número alto de ingressos (principalmente em casos de shows muito esperados) e vendem por um valor acima da média.

Em muitas ocasiões, vendem até falsificações, sem a possibilidade de o cliente confirmar a autenticidade dos ingressos adquiridos.

Os NFTs oferecem prova de autenticidade, pois salvam dados em blockchain, um mecanismo que possibilita a garantia não apenas da autenticidade do ingresso, mas confirma se ele está sendo vendido por um organizador legítimo.

Além disso, esses ingressos NFT também têm o potencial de explorar o mercado secundário de ingressos, fazendo com que os organizadores tenham um maior controle sobre os ingressos revendidos.

Benefícios

Além dos royalties oriundos de revendas, os benefícios do NFT podem incluir a limitação de preço máximo e mínimo para determinado ingresso e até incluir benefícios e utilidades para o seu portador.

Com este tipo de ingresso os fãs podem construir uma relação mais próxima com o artista, time, organizador ou qualquer que seja a destinação do evento.

Podemos citar também benefícios além do acesso. O ingresso NFT é um colecionável e pode ser um pacote de para todos os tipos de vantagens. E mais, o mesmo NFT, pode ser usado para garantir o acesso a um show, para ser a chave para sua estadia em hotel, visitar um parque temático e até mesmo a chave para um carro alugado.

Como certeza, o NFT veio para revolucionar o mercado. Eaí, você já sabia dessa novidade? 

Continue acompanhando o site do Infofeiras e fique por dentro de todo o universo do setor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *