
O poder da inclusão: a importância da acessibilidade de eventos inclusivos
Promover a participação e a inclusão dentro do seu evento é um ato de extrema importância para o setor. A acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiências (PcDs) devem ter um olhar especial dentro do projeto, tanto para os participantes, quanto para aqueles que estarão trabalhando no local.
Ao viabilizar eventos inclusivos, é possível demonstrar empatia e preocupação com o próximo, possibilitando que todos tenham oportunidades iguais de participar e usufruir de segurança e conforto.
Dentro desta perspectiva, o organizador do evento inclusivo passa a ter credibilidade e reconhecimento. Diversos pontos fazem parte do contexto de inclusão, como a utilização dos espaços, equipamentos e stands, transporte, tecnologias disponíveis, meios de comunicação com o público e o acesso à informação.
Quais são os pontos de observação de acessos inclusivos para o evento que devo me preocupar?
1- Espaço propício para circulação
Tudo que envolve o ambiente de circulação deve ser observado, como, se é espaçoso, se possui corrimão adequado, se o local está de acordo com as normas Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), se conta com elevadores, rampas, espaço entre os assentos e espaço para receber cães-guias.
2- Comunicação inclusiva;
A sinalização é extremamente importante dentro da inclusão, principalmente, para os deficientes auditivos. Assim, dissolvem-se as dúvidas sobre os locais corretos, os assentos adequados e a localização dos banheiros, por exemplo.
Além disso, usar legenda em transmissões, contratar um intérprete de libras para as palestras e fazer descrições visuais faladas são ações simples que tornam a sua produção acessível a todos.
3- Vagas reservadas
A chegada ao local também deve ser mais acessível para o público PcD. Segundo a lei, ao menos 5% das vagas devem ser destinadas a esse público e o mais perto da entrada possível. Além disso, o evento também deve contar com vagas reservadas de assento dentro da distribuição da plateia, para otimizar o conforto dos participantes.
4- Banheiros acessíveis
Para os cadeirantes, é fundamental que os banheiros sejam adaptados para melhor locomoção e acomodação dentro do ambiente.
Perante a lei, é necessário que ao menos 5% do número total de banheiros sejam adaptados. Caso seja preciso construir esses banheiros, garanta que eles estejam de acordo com as normas NBR – 9050.
Produzir eventos inclusivos demonstra o profissionalismo da empresa, mas mais do que isso, permite que o público como um todo tenha o mesmo acesso e oportunidade de participar.
Deixe um comentário