Retomada dos eventos: A demanda por shows no Brasil cresce 276%, em um ano
Com o retorno dos eventos em todo o país, a demanda de shows no Brasil cresceu cerca de 276% em um ano, segundo o levantamento da plataforma de contratação de serviços GetNinjas.
A pesquisa também revelou que, depois dos impactos causados pela pandemia de Covid-19, o mercado de eventos apresentou um crescimento de 179% na procura por profissionais do segmento, no segundo trimestre de 2022, em comparação ao mesmo período de 2021.
Além da procura por shows e profissionais da área, o estudo apontou ainda, o crescimento da busca por serviços de buffet completo, que apresentou uma alta de 254%.
Retomada do setor de acordo com a ABRAPE
Os números apresentados coincidem com o cenário previsto pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE). A entidade apontou um crescimento acentuado nas vendas, especialmente em comparação com o período pré-pandemia.
Em entrevista para a CNN, o presidente da ABRAPE, Doreni Caramoni, revelou que essa alta do setor decorre de dois fatores: a retomada do segmento após a pandemia e o desejo das pessoas de voltarem a participar de eventos educacionais, de negócios e entretenimento.
Entretanto, Doreni ressalta que, apesar da alta na recuperação do setor, esse aquecimento ainda não resultou na recuperação dos lucros das empresas do segmento, mostrando que o cenário é positivo, mas que ainda existe muito caminho para percorrer.
“O resultado é bom, mas é importante olhar com cautela. A garantia da manutenção do padrão tem exigido um custo muito maior, já que o setor não demandou por dois anos e os profissionais precisaram se realocar – o montador de palco virou motorista por aplicativo. Então precisa terceirizar, contratar pessoas, o que diminui a margem do negócio”, explica o presidente da Abrape em entrevista à CNN. E conclui: “Têm euforia, mas tem desafios.”
Deixe um comentário