Série Escolas de Samba da Zona Norte: Rosas de Ouro
Fundada em 1971, na Brasilândia, por José Luciano Tomás da Silva, João Roque “Cajé”, José Benedito da Silva “Zelão”, Hernane Basílio, Ronaldo Gomes e Eduardo Basílio (que presidiu a escola desde a sua fundação até 2003, ano de sua morte), a Sociedade Rosas de Ouro é umas das escolas de samba mais conhecidas da zona norte de São Paulo.
Seu nome foi inspirado pelo Papa Gregório II em 730, que condecorava princesas católicas com o buquê de Rosas de Ouro (um ornamento precioso feito de ouro puro), que “refletia” a majestade de Cristo.
Nos anos 80 a Rosas de Ouro mudou-se para a Freguesia do Ó, consolidando-se na região norte da capital, onde construiu sua quadra, considerada umas das mais modernas da cidade.
Participação em desfiles
A Rosas de Ouro desfilou pela primeira vez no carnaval de 1971, terminando em 9º lugar entre 10 escolas. No ano seguinte alcançou o quinto lugar. Em 1975 subiu para o Grupo 1, conhecido atualmente como Grupo Especial, chegando ao vice-campeonato entre as grandes escolas.
Trazendo para avenida sambas enredo, hoje bastante conhecidos, o mais importante deles foi o de 2003, em homenagem ao então presidente Eduardo Basílio, que desfilou no primeiro carro representando o circuito das frutas. Sendo este o seu último desfile, pois no mesmo ano faleceu. Desde então sua filha, Angelina Basílio, assumiu o comando da agremiação, comandando a escola até os dias atuais.
Como ponto alto da sua história, entre 1990 e 1992, a escola consagrou-se tricampeã de forma consecutiva e ainda alcançou o lugar mais alto do Carnaval nos anos de 1994 e 2010.
A Sociedade Rosas de Ouro foi campeã do Grupo Especial sete vezes, sendo o último Campeonato em 2010.
Projetos sociais e culturais
Toda a equipe da escola compromete-se com as atividades o ano inteiro, não havendo período sazonal.
Além disso, a escola organiza eventos durante o ano para que a comunidade acompanhe a trajetória da escola, bem como ações de responsabilidade social ajudando famílias em situação de vulnerabilidade.
Quer saber mais sobre a escola e o seus ensaios, acesse:
https://sociedaderosasdeouro.com.br/
Deixe um comentário