InfoFeiras
Série: Escolas de Samba da Zona Norte – Unidos do Peruche

Série: Escolas de Samba da Zona Norte – Unidos do Peruche

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos do Peruche foi fundado em 04 de janeiro de 1956, pelos amigos Carlos Alberto Caetano, conhecido como “Seu Carlão”, João Cândido da Silva, conhecido como Cachimbo, Luiza, Dona Leni, Seu Zebu, Sr. Alcides, Sr.Décio e mestre Gilberto Bonga.

A Unidos do Peruche é uma das escolas mais tradicionais da Zona Norte de São Paulo. Localizada no Bairro do Limão, leva em seu pavilhão as cores da bandeira do Brasil.

História

Sua história começou nos anos 50, quando foi fundada por um grupo de amigos que participavam da escola de samba Lavapés, a primeira escola de samba paulistana.

Componente da Lavapés, Carlos Alberto Caetano, o Carlão, por não concordar com alguns fatos, resolveu fundar sua própria escola, dando origem a Unidos do Peruche, mais precisamente no ano de 1954.

Em janeiro de 1956, foi registrada a ata de fundação ainda com o nome de “Sociedade Esportiva Recreativa Beneficente Unidos do Parque Peruche”, sendo a primeira entidade a possuir uma quadra para a realização de seus ensaios. O conhecido “Terreiro do Caqui”.

Participação em desfiles

A Escola de Samba começou a desfilar em 1956 pela II categoria, com mais ou menos 300 componentes. Os desfiles eram realizados na Praça da Bandeira. Nos primeiros anos a Peruche recebeu menções honrosas nos desfiles.

Em 1960, a escola passa a desfilar na categoria I. De 1960 a 1963, foi vice-campeã e de 1965 a 1976 alcançou o título de Campeã do Carnaval.

A Unidos do Peruche foi muitas vezes campeã e vice-campeã nos carnavais de São Paulo, tornando-se referência quando o assunto é tradição e samba!

Projetos sociais e culturais

A Escola possui diversos projetos sociais para a comunidade, um deles é a escolinha de bateria, que tem o intuito de levar educação musical às crianças. A Peruche também atende a comunidade e oferece a possibilidade de desfilar pela escola nos carnavais.

A quadra da Unidos do Peruche fica localizada Rua Samarita nº1040, no bairro do Limão, Zona Norte de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *