InfoFeiras
Tecnologia no setor de eventos: confira as tendências do mercado atual

Tecnologia no setor de eventos: confira as tendências do mercado atual

Muito se questiona sobre o setor de eventos e como podemos agregar a tecnologia a nosso favor. Mas afinal, conseguiremos utilizar desses artifícios para transformar os eventos em momentos mais produtivos e interativos?

Em um momento pós pandêmico, a tecnologia foi fundamental para conseguirmos não parar completamente o setor, com a realização de eventos e congressos online para que as agendas pudessem ser cumpridas. 

Mesmo com toda essa movimentação, a tecnologia ainda continua tendo uma pequena parte da receita direcionada para essa indústria. Nesse segmento, existem desafios significativos que ainda precisam ser viabilizados. Cada categoria, como feiras, conferências, festivais, etc, usa a tecnologia de forma diferente. 

Cada vez mais os líderes estão entendendo que a tecnologia só tem a agregar na evolução do setor. Todavia, sempre geram dúvidas sobre como direcionar esses investimentos na hora de realizar um evento. 

Mas quais são as possíveis projeções que podemos fazer agora?  

A tecnologia muda a todo momento e talvez algo que seja tendência hoje, pode acabar sendo substituído por algo mais inovador futuramente. Porém, podemos fazer algumas projeções mercadológicas. Entre elas, estão:

Inteligência Artificial 

Um chatbot, por exemplo, pode trazer benefícios incríveis para o planejamento, desde insights, até resoluções agilizadas para um evento. Fornecedores e clientes podem ter contato diariamente com a empresa para tirar dúvidas.

Também é possível analisar as impressões dos usuários, por meio de pesquisas de feedback, e absorver informações passadas pelos clientes de forma a adequar a expectativa de público, entre outras funções. 

Marketing direcionado com IA

Ainda sobre os mecanismos da Inteligência Artificial, é possível ensinar uma máquina sobre quais são as principais características do seu público para deixá-la viabilizar um marketing cada vez mais direcionado. 

A IA irá utilizar das redes sociais para encontrar quem são as pessoas que mais possuem a propensão de participar do evento, e ainda mais, poderá descobrir que existe um nicho totalmente diferente de potenciais novos clientes.

Reconhecimento facial

Ainda não está sendo muito aplicado, porém já vem sendo apontado como tendência em alguns eventos. O artifício substitui ingressos e convites, além de proporcionar segurança devido aos dados de reconhecimento dos participantes. 

Recursos interativos

Ações de interatividade costumam marcar os participantes, que ao experimentarem os recursos, criam automaticamente conexão com o evento. As interações podem ser as mais variadas possíveis, desde chats e bate-papo entre os participantes, enquetes, aplicativos, jogos e atividades imersivas com a grande tendência da realidade aumentada. 

É por meio desses recursos que o público irá interagir com o conteúdo e vivenciar a experiência de forma mais marcante. 

O Infofeiras está sempre atento às tendências mercadológicas para trazer informações sobre todos os tipos de estruturação e eventos. Continue acompanhando nosso portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *