InfoFeiras
Turismo nacional gerou 2 em cada 10 empregos do setor de serviço

Turismo nacional gerou 2 em cada 10 empregos do setor de serviço

Com o fim da pandemia, o setor de turismo teve um aumento considerável em todo território nacional, fazendo com que a geração de empregos dentro do segmento também tivesse uma alta nos números.

Só no último mês de agosto, a categoria gerou cerca de duas em cada dez novas vagas de empregos do setor de serviços,sendo a atividade econômica que mais contratou no período. Os dados são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), divulgados no final de setembro.

Entre os negócios que mais geraram vagas de emprego do setor, estão as empresas de alojamento e alimentação. Foram cerca de 16,5 mil vagas formais criadas pelos dois segmentos.

O setor rodoviário também apresentou um saldo positivo, criando aproximadamente 3,4 mil postos de trabalho. Somando tudo, o turismo nacional engloba mais de 50 atividades econômicas que empregam milhões de brasileiros nos dias atuais.

Retomada e recuperação

Em outubro do ano passado, o setor de turismo já tinha recuperado as baixas da pandemia, apresentando um cenário positivo em grande parte do país, de acordo com a pesquisa realizada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

Entretanto, na região Norte as contratações foram aceleradas somente em 2022, após o fortalecimento do turismo de negócios, com destaque para os estados do Amapá com mais de 81% e no Amazonas com mais de 66%.

Com relação às capitais do país, as cidades que tiveram os melhores resultados na comparação com o ano passado foram Curitiba com 96%, Macapá com 72% e São Luís com cerca de 66%. As cidades têm em comum o turismo de lazer e são representantes do segmento de turismo de negócios e eventos, essa combinação, de acordo com a pesquisa é a combinação propícia para os resultados positivos. 

Quer saber mais sobre o setor de turismo e eventos? Continue acompanhando o nosso blog e redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *