InfoFeiras
Turismo: saiba como o setor está reagindo à pandemia da COVID-19

Turismo: saiba como o setor está reagindo à pandemia da COVID-19

O setor de turismo foi uma das maiores vítimas da crise econômica gerada pela pandemia da COVID-19. Com o fechamento de museus, parques, cinemas, centros de eventos, entre outros pontos comumente frequentados por turistas, além das restrições às viagens e transporte, isolamento social e a própria insegurança ocasionada pelo novo coronavírus, muitas pessoas trocaram os aeroportos, os hotéis e os eventos pela segurança de suas respectivas casas.

O efeito foi expressivo no setor: segundo pesquisa realizada, em julho de 2020, pelo SEBRAE em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), em torno de 95% dos negócios voltados ao turismo sofreram perda em seus faturamentos. Das mais de 2500 empresas ouvidas, 7% encerraram as suas atividades. Porém começam a aparecer sinais de uma retomada para o segmento.

Novas contratações

A pesquisa SEBRAE/ABAV levantou que 78% dos empresários do setor não pretendem demitir seus funcionários e que 8% do total já planeja até novas contratações. Manter esses empregos e ter caixa para novos membros não foi tarefa fácil: o estudo aponta que 44% das empresas cortaram custos ao renegociar contratos, 22% cancelaram contratos de aluguel e 43% reduziram gastos com matérias primas, entre outras medidas tomadas para a manutenção da saúde financeira do negócio.

Retomada do setor de turismo representa novas vagas de trabalho

Aumento nas buscas O ânimo dos executivos é justificado também por outras pesquisas: um levantamento realizado pela plataforma online Expedia, em julho deste ano, apontou que a busca por viagens subiu uma média de 30% por semana dentro do mês analisado. Os principais destinos procurados foram as cidades de Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Gramado (RS), Campos de Jordão (SP) e Porto de Galinhas (PE). Um levantamento realizado pela Decolar, em maio de 2020, mostrou que 57% dos entrevistados pretendem viajar pelo Brasil entre os meses de outubro e novembro ainda este ano, com preferência de 42% para a região nordeste. Os destinos mais desejados são Jericoacoara (CE), Maceió (AL) e Natal (RN).

Aumento nas buscas

O ânimo dos executivos é justificado também por outras pesquisas: um levantamento realizado pela plataforma online Expedia, em julho deste ano, apontou que a busca por viagens subiu uma média de 30% por semana dentro do mês analisado. Os principais destinos procurados foram as cidades de Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Gramado (RS), Campos de Jordão (SP) e Porto de Galinhas (PE).

Um levantamento realizado pela Decolar, em maio de 2020, mostrou que 57% dos entrevistados pretendem viajar pelo Brasil entre os meses de outubro e novembro ainda este ano, com preferência de 42% para a região nordeste. Os destinos mais desejados são Jericoacoara (CE), Maceió (AL) e Natal (RN).

Como retomar as atividades com segurança

O Ministério do Turismo lançou o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, criado como o primeiro passo dentro do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro.

Os estabelecimentos que cumprirem os protocolos estabelecidos pelo Ministério poderão exibir o selo gratuitamente em suas empresas, mostrando para os clientes o seu comprometimento com o combate à disseminação do novo coronavírus.

O selo está disponível para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, parques temáticos, locadoras de veículos para turistas e guias de turismo, entre outros negócios.

Para ajudar o pequeno empreendedor, o SEBRAE disponibilizou um guia para a realização segura da retomada dos negócios do setor de turismo no Brasil. O documento traz dicas e orientações para apoiar pequenos empresários na gestão de seus negócios neste momento de crise.

Adiar as viagens planejadas e se reorganizar pode ser muito difícil e frustrante, mas nesse momento é essencial que se preze pela saúde e segurança. Para continuar acompanhando novidades e informações sobre turismo e outros setores, como eventos e feiras, continue acessando o blog da InfoFeiras e visite nossas redes sociais: Facebook e Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *