InfoFeiras
Zona Norte: Reduto do samba paulista

Zona Norte: Reduto do samba paulista

O samba faz parte da identidade dos moradores da Zona Norte de São Paulo. Em um raio de 5km, é possível visitar as quadras da Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tucuruvi, Mocidade Alegre, Rosas de Ouro e Unidos do Peruche. E, juntas, essas escolas somam mais de 30 títulos nos últimos carnavais da cidade.

Por abrigar diversas escolas de samba, a Zona Norte é considerada reduto do samba. A Unidos do Peruche foi uma das pioneiras da região em 1950. De acordo com um levantamento realizado pela SPTuris, em 2015, a região reúne cerca de 20 escolas de samba e 15 blocos especiais.

Além disso, também é na Zona Norte que está localizado o Sambódromo do Anhembi, local onde são realizados os desfiles do estado de São Paulo.

História

Essa concentração de escolas na região tem uma explicação histórica. Segundo o professor Alberto Ikeda, pesquisador da cultura negra e especialista em carnaval, na década de 30, os negros passaram a migrar para a região da zona norte, por conta da especulação imobiliária. E nessas novas áreas começam a se concentrar a prática do samba, principalmente na Casa Verde.

Em um dos principais planos diretores da cidade, a população negra é trazida para o lado de cá do Rio Tietê, levando essas manifestações culturais para a Zona Norte. De acordo com carnavalescos e estudiosos, a Zona Norte é o grande palco do carnaval de São Paulo, que dá vazão para tudo aquilo que é produzido durante o ano inteiro.

Carnaval e pandemia

O carnaval é uma das épocas mais aguardadas do ano, tanto para quem quer curtir os dias de folia quanto para a economia do país. Com a pandemia, a festa teve que ser adiada. Esse movimento foi necessário para conter a disseminação do novo coronavírus.

Por enquanto, os desfiles das escolas de samba têm data prevista para julho de 2021, entretanto, a data só será confirmada de acordo com a fase do Plano São Paulo que o mês se encontrar. Já os carnavais de rua ainda não têm previsão de volta.

Continue acompanhando nosso site e siga as redes sociais.
InstagramLinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *