InfoFeiras
Covid-19: Os impactos no setor de eventos

Covid-19: Os impactos no setor de eventos

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos eventos foram cancelados ou tiveram suas datas reagendadas para o segundo semestre. A decisão teve um impacto quase que imediato no setor de eventos do Brasil e do mundo.

Como já falamos aqui no blog no texto #NãoCanceleAdie, o setor de eventos movimenta cerca de R$ 209,2 bilhões anualmente e representa 4,3% do PIB nacional.

Quais serão os impactos?

Apenas o setor cultural nacional é responsável por empregar 5 milhões de pessoas, de acordo com dados do IBGE. Isso representa 5,7% dos trabalhos ocupados no país. Segundo estimativa do “Atlas Econômico da Cultura Brasileira”, o segmento foi responsável por 2,64% do PIB em 2017.

Um levantamento feito pela SIM São Paulo, (Semana Internacional de Música de São paulo), indicou que mais de 5 mil atividades culturais foram atingida nas últimas semanas. A resposta, veio baseada nas mais de 350 empresas do setor. O prejuízo é de, aproximadamente, R$442 milhões e o público esperado era de 3,4 milhões de pessoas. Fizemos uma seleção de alguns importantes eventos que foram afetados, confira aqui!

Como melhorar este cenário?

A Associação de Marketing Promocional (Ampro) informou que as maiores empresas de live marketing do país estão trabalhando com uma estratégia de contenção de danos.

Para o setor, a melhor saída é adiar os eventos, pois mesmo que eles não venham ser realizados, neste momento , os clientes e ganhos continuam e podem ser remanejados para outras datas pós pandemia.

As empresas vão usar o atual cenário de baixa demanda para revisão de estratégias e organização além de trabalhar com caixa de menor fluxo para focar em um segundo semestre na retomada de ganhos.

#NãoCanceleAdie

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *