Pontos turísticos ZN: Largo da Matriz e Igreja da Freguesia do Ó
Um dos bairros mais antigos da capital paulista, a Freguesia do Ó, possui um dos lugares mais famosos da cidade: o Largo da Matriz. O local é cercado por diversos bares e restaurantes que são palco de festivais e encontros.
Na mesma praça, está localizado um dos pontos turísticos mais conhecidos da zona norte de São Paulo, a Igreja Nossa Senhora do Ó, que foi construída em 1901, depois que a primeira matriz foi destruída em um incêndio.
História
O bairro Freguesia do Ó foi fundado em 29 de agosto de 1580. A primeira capela do bairro foi construída entre 1610 e 1615, quando um morador da região, conhecido como “Preto”, cansou de deslocar-se até a igreja da Sé, no centro de São Paulo, e decidiu erguer sua própria capela na região.
Ao redor deste templo um povoado passou a existir, dando origem ao bairro que tem religiosidade em seu nome. Freguesia é sinônimo de bairro, e o “Ó” aparece na abertura dos versículos cantados para Nossa Senhora da Expectação, também conhecida como Nossa Senhora do Ó, da qual Preto era devoto.
Em 1741, a região ganhou uma igreja maior que substituiu a capela. Igreja essa que após um acidente, foi destruída por um incêndio. Só em 1901 foi construída a igreja que permanece no bairro até os dias de hoje.
Entretenimento
O Largo da Matriz, onde fica a igreja centenária, é cercada de atrações culturais e gastronômicas. Pelo bairro você encontra a famosa Casa de Cultura Salvador Ligabue, que leva o nome de um artista plástico que retrata a Freguesia em suas telas; a Pizzaria Bruno, uma das mais tradicionais e antigas da cidade e muitos outros comércios e empreendimentos.
Também é no Largo que os jovens se concentram nos finais de semana para curtir com os amigos. O local também costuma ser ponto de encontro dos moradores de bairros vizinhos como a Brasilândia, Pirituba, Morro Grande, Vila Nova Cachoeirinha, entre outros. Abriga diversas feiras livres, comércio popular e restaurantes.
A Freguesia do Ó é um dos locais mais clássicos de São Paulo e um excelente ponto turístico da Zona Norte. Vale a pena conhecer!
Quer saber mais? Conheça a Biblioteca de São Paulo (BSP)!
Deixe um comentário