São Paulo amplia eventos-teste para a retomada do setor
Com o avanço da vacinação, o setor de eventos apresenta retorno gradual, principalmente em cidades como São Paulo, que estima que até metade de agosto toda a população jovem terá recebido a primeira dose da vacina.
Para que isso possa acontecer de maneira segura, a capital paulista ampliou de 10 para 30 o número de eventos-teste neste segundo semestre. O primeiro deles, intitulado Expo Retomada, aconteceu nos dias 21 e 22 de julho, no Santos Convention Center, em Santos, no litoral paulista.
O evento reuniu empresas que demonstraram protocolos de segurança e inovação para o setor.
Protocolos de segurança
Os protocolos sanitários para o evento foram elaborados em parceria com o Hospital das Clínicas de São Paulo, que levou em consideração as medidas de segurança impostas pelo Governo. Entre eles:
Testagem rápida da Covid-19 na entrada – Os participantes tiveram que se submeter ao teste rápido de COVID e aguardar o resultado em uma sala de espera durante 30 minutos. O visitante só ganharia acesso ao evento com o resultado negativo.
Aferição de temperatura de todos os visitantes na entrada – Assim como em outros estabelecimentos, a aferição de temperatura foi realizada e em caso de alteração a pessoa era encaminhada ao hospital.
Acesso controlado por QR code – Para evitar qualquer tipo de contato humano, a tecnologia de QR code foi utilizada para o controle de acesso.
Uso de máscaras – Em toda área do evento a utilização de máscaras foi obrigatória,
para evitar o contágio.
Distanciamento social – Foram implantados corredores mais largos para garantir o distanciamento. Linhas da cor verde e vermelha foram colocadas no chão para que os visitantes, expositores e organizadores não tivessem contato direto.
Restrição de horário – Além da capacidade reduzida, o horário de permanência no
evento aos visitantes foi fixado em até 3 horas
Além de todos esses protocolos, os funcionários da limpeza também trabalhavam constantemente, higienizando corrimãos, mesas e o próprio chão.
Pós evento – teste
As Secretarias de Saúde Estadual e Municipal farão o acompanhamento e monitoramento de todos os visitantes do evento, para identificar eventuais contágios pelo período de duas semanas.
Agentes de saúde também fazem parte deste controle, enviando mensagens de texto e realizando ligações para as pessoas, a fim de obter informações sobre possíveis contágios.
O monitoramento também pode ser feito por meio dos aplicativos de compra de ingressos.
Próximos eventos
De acordo com o Governo, em todos os eventos haverão normas sanitárias rígidas, como a exigência de testagem, bem como a de vacinação caso a pessoa já esteja na idade prevista no calendário. Além disso, o acompanhamento pós-evento também será obrigatório.
Os próximos eventos variam entre festivais, feiras, eventos esportivos, de negócios, shows e até casamento. Aos poucos o setor retoma de forma segura e constante.
Continue acompanhando o nosso site e fique por dentro de todas as novidades sobre a retomada do setor
Deixe um comentário