InfoFeiras
Série Escola de Samba da Zona Norte / X-9 Paulistana

Série Escola de Samba da Zona Norte / X-9 Paulistana

Fundado em 12 de fevereiro de 1975, O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba X-9 Paulistana, localizado no bairro da Parada Inglesa, Zona Norte de São Paulo, é umas das escolas de samba mais conhecidas da capital paulista.

Sua história começa quando um grupo de amigos que comemoravam no famoso Bar do Japonês a vitória do seu time de futebol, o Grêmio Internacional Parada Inglesa (time de várzea da região), tiveram a ideia de fundar uma escola de samba: o G.R.C.E.S. Filhotes da X-9, tendo como presidente Luiz Ademar Moura Campos.

Até o ano de 1980 sua participação no mundo do samba ainda era tímida, mas após o ano de 1986, com a troca da presidência, tiveram mudanças significativas, dando início a fama que a escola tem atualmente.

Participação em desfiles

Com a nova administração, a X-9 passou a ser figura cativa e, como resultado, tornou-se campeã em todos os grupos intermediários (IV, III, II e I), atingindo o máximo em 1995.

Em 1997, a escola chegou ao tão sonhado título do grupo especial, com o enredo “Amazônia, a Dama do Universo”.

Desde então a X-9 manteve boas colocações chegando em alguns anos a dividir títulos com outras escolas. Sempre com enredos criativos e muito elogiados pelo público, seu último pódio se deu no ano de 2017, quando foi campeã do Grupo de Acesso.

Em 2022, a escola visa repetir este mesmo feito com o tema: “Arapuca Tupi – A reconquista de uma terra sem dono”.

Projetos sociais e culturais

A escola possui um departamento social, criado em 2019, com o intuito de trazer projetos sociais de qualidade e melhorar os aspectos sociais da comunidade, levando aulas semanais de artes marciais (Taekwondo, Kickboxing, Jiu Jitsu, Muay Thai e Capoeira), além das aulas de Pandeiro.

Além disso, a escola promove ações de arrecadação e distribuição de brinquedos, ovos de páscoa, alimentos, máscaras descartáveis e atendimentos preventivos da saúde bucal, oftalmológicos e auditivos.

A X-9 Paulistana está localizada atualmente na Rua Alcântara, 1121 – Vila Maria, Zona Norte.

Quer saber mais sobre as Escolas de Samba da ZN? Continue acompanhando o nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *