Série Escolas de Samba da Zona Norte: Unidos de Vila Maria
A história da Unidos de Vila Maria, uma das mais tradicionais escolas de samba de São Paulo, começou a ser escrita há mais de 60 anos. No início da década de 1950, um grupo de amigos se reuniram e desfilaram pelas ruas do bairro com o objetivo de levar alegria, cor e esperança para os moradores, especialmente os mais humildes.
História
Quatro anos depois, no dia 10 de janeiro de 1954, nascia oficialmente a Unidos do Morro de Vila Maria. Os ensaios eram na Rua Kaneda e, apesar da falta de recursos, a escola sobrevivia por meio de contribuições de comerciantes da região e dos próprios integrantes. Em 1956 acontecia o primeiro desfile oficial e, no ano seguinte, o primeiro título da Unidos de Vila Maria.
Na década seguinte, a bateria da escola recebe o prêmio “Apito de Ouro” e é homenageada pelo então prefeito Faria Lima. Em 1968, vem o primeiro desfile oficial da cidade de São Paulo e o título no grupo de acesso com um enredo sobre o maestro Villa Lobos. Já em 1971, a Unidos do Morro de Vila Maria se torna o Grêmio Recreativo Cultural Social Escola De Samba Unidos de Vila Maria.
Reestruturação da escola
Até o início dos anos 2000, a escola viveu um período longe da elite do carnaval paulistano e passou por uma reestruturação, principalmente, durante a década de 1990 sob as gestões de Ester Cocco e Marcelo Muller.
No novo milênio, a escola se firma no Grupo Especial do carnaval paulistano e faz história com sambas-enredo, como “Sonho, realidade: No circo da vida” de 2005, e desfiles marcantes, como os de 2007 e 2008, que contaram as histórias da cidade de Cubatão (SP) e da imigração japonesa, respectivamente.
Em 2001, a agremiação fundou o projeto social “Vila Maria Um Caso de Amor” com o objetivo de atender a comunidade nas áreas de saúde, lazer, educação e cultura. Além disso, em 2004, é inaugurada a atual sede da escola, tornando-se uma referência ainda maior em ações sociais no bairro.
Apesar de ter celebrado o aniversário de 60 anos da escola no Grupo de Acesso, a Unidos de Vila Maria volta para a elite em 2015 e, dois anos depois, encanta o país com o desfile “Aparecida – A Rainha do Brasil. 300 anos de amor e fé no coração do povo brasileiro”.
Desfile carnavalesco 2022
Em 2022, após um ano sem carnaval, a escola volta para a avenida para fazer uma viagem no tempo e contar a história das civilizações.
Quer conhecer outras escolas da ZN? Acesse: https://infofeiras.com.br/
Deixe um comentário