InfoFeiras
Setor de eventos sofre com a falta de profissionais

Setor de eventos sofre com a falta de profissionais

Em decorrência da pandemia de COVID-19, o setor de eventos, entretenimento e turismo foi o mais impactado economicamente, e como consequência, muitos profissionais do segmento tiveram que mudar de profissão.

Com isso, o setor perdeu quase toda sua mão-de-obra qualificada e vem sofrendo para se restabelecer, especialmente com a retomada em 2022, em todo o país.

Principais problemas

Além da falta de profissionais, existe a falta de calendário para suportar tantos eventos que deixaram de acontecer e isso interfere diretamente no planejamento estratégico. Uma convenção que anteriormente era organizada em um prazo de 60 dias, agora deve ficar pronta em um mês para não atrapalhar o desenvolvimento de outros eventos.

Com o mercado aquecido, e financeiramente conseguindo se recuperar, o problema maior tem sido encontrar profissionais para preencher as vagas que foram abertas. Os organizadores estão tendo que entrar em contato com antigos funcionários, para que eles retornem às funções, mas muitos deles já se encontraram em outras áreas.

Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), Doreni Caramori Junior, esse fenômeno está relacionado, ainda, aos efeitos da pandemia.

“É um efeito que, sem dúvida, impacta o nosso resultado e dificulta a entrega dos eventos no padrão de qualidade que gostaríamos. Para manter o padrão de qualidade você precisa contratar eventualmente pessoas custando mais caro e isso diminui a margem dos eventos, é um impacto indireto da pandemia após retomada”, destacou em entrevista ao portal CNN Brasil.

A retomada do setor

Em 2021, com a flexibilização e a volta dos eventos presenciais, o setor gerou cerca de 268 mil novas vagas de emprego. Pelo atual ritmo, a previsão é que em 2022 esse número seja ainda maior.

Para ajudar a reestruturar o mercado, a ABRAPE fez um convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para formar novos profissionais.

Se você profissional do setor de eventos está procurando uma colocação, ou quer entrar nesse universo tão importante para a economia, o momento é esse!

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *