InfoFeiras
Linhas de metrô da ZN – Tucuruvi

Linhas de metrô da ZN – Tucuruvi

Inaugurada no dia 29 de abril de 1998, a estação Tucuruvi é a última estação no sentido norte da linha azul do metrô de São Paulo, mas seu projeto surgiu muito tempo antes, em 1978. 

Sua construção foi alvo de duas controvérsias, uma delas se deu exatamente pela sua localização. A área escolhida pelo metrô foi na Avenida Dr. Antônio Maria de Laet, local considerado de difícil acesso aos moradores do lado sul da avenida, entretanto se a estação fosse feita em outro lugar, seu custo seria muito maior.

O segundo apontamento foi apresentado por um candidato a deputado federal, que publicou um anúncio em um jornal de grande circulação, denunciando um suposto esquema de direcionamento de licitação de obras para determinadas empresas, denúncia essa que não foi comprovada. 

Outro grande ponto da sua história, se deu pela crise econômica apresentada na época, as obras da estação tiveram que ser paralisadas e retomadas diversas vezes, até ser finalmente inaugurada em 1998.

Principais características

A estação é semienterrada, com plataformas laterais revestidas por persianas horizontais que permitem a entrada natural de ar e luz em seu interior, fazendo com que a estação seja aconchegante.

Ela possui duas saídas: uma para a Avenida Doutor Antônio Maria Laet e outra na direção sul, junto a uma escadaria para os usuários que desejam acessar a Rua Paranabi e a Avenida Tucuruvi (solucionando o problema apresentado no início).

Com cerca de 8.630 m² de área construída, estrutura de concreto aparente, acessibilidade e bloqueios eletrônicos, sua capacidade é de até 30 mil passageiros por hora.

Entretenimento ao redor

A região do Tucuruvi é bastante movimentada, sendo cercada de bares e restaurantes, mas seu atrativo principal é o Shopping Metrô Tucuruvi, que possui diversas lojas, além de um pequeno terminal linear de ônibus, que ampliam suas receitas não-tarifárias.

Gostou de conhecer mais essa estação da zona norte? Continue acompanhando a nossa série disponível em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *