InfoFeiras
Série escolas de samba zona norte – Acadêmicos do Tucuruvi

Série escolas de samba zona norte – Acadêmicos do Tucuruvi

Foto Reprodução: Acadêmicos do Tucuruvi

O samba faz parte da vida dos moradores da região da Zona Norte de São Paulo, e não é à toa que a região é considerada reduto do samba. Muitas escolas tiveram como berço os bairros que ficam neste distrito tão amado pela capital paulista. Hoje, vamos falar sobre uma delas. A Acadêmicos do Tucuruvi!

O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi é uma escola de samba paulista, fundada em 1 de fevereiro de 1976, em um dos bairros mais conhecidos da zona norte, o Tucuruvi.

Surgiu por meio de um grupo de amigos que tinham como ponto em comum o amor pelo carnaval e saiam pelas ruas do Tucuruvi com muito entusiasmo e alegria. Aos poucos, o coletivo foi ganhando mais seguidores e terminou como Bloco estruturado.

Perante a liderança de José Leandro, Oswaldo de Salva, Tininho e um grupo de amigos, a Acadêmicos do Tucuruvi, nasceu.

Atualmente, a escola segue no comando do Presidente Hussein Abdo El Selam, que está à frente da Acadêmicos desde 1991. Seu Jamil, como é mais conhecido, tem muito orgulho do trabalho prestado para a instituição e comunidade.

Participação em desfiles

O samba-enredo “Brasil em Aquarela”, marcou a estreia da escola entre o grupo especial, 10 anos após a sua formação. Manteve-se entre o grupo de elite do samba em 88 e 89, caiu e voltou em 93, ficou no grupo de acesso em 94, no qual permaneceu até sua retomada em 98, participando de todos os desfiles do Grupo Especial até 2020.

Em 2011, a Tucuruvi conquistou o vice-campeonato no Grupo Especial, seu melhor resultado na história no Carnaval paulistano. Em 2022, a escola está no Grupo Especial e aguarda ansiosamente para voltar à avenida.

Projetos sociais

Muito mais que um espetáculo carnavalesco, as escolas de samba representam uma comunidade e suas agremiações são espaços onde os integrantes podem exercer a cidadania.

Sendo assim, a Acadêmicos do Tucuruvi têm realizado ao longo dos anos projetos sociais e culturais, visando beneficiar seus integrantes e moradores da região.

Entre atendimentos de saúde, psicológico, odontológico, aulas de música, campanhas de arrecadação de alimentos e muitos outros, a Agremiação leva alegria, apoio e solidariedade ao bairro do Tucuruvi.

Situada na Avenida Mazzei, 722, Zona Norte de São Paulo, a Acadêmicos do Tucuruvi busca soluções para problemas sociais, com muito samba no pé!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *